Objetivos

  1. Capacitar os participantes a compreender a atividade de consultoria empresarial no mercado atual;
  2. Identificar a complexidade do relacionamento entre consultor e cliente, consideradas as questões relativas à cultura organizacional, de forma a melhor interpretar as demandas e facilitar o processo de mudança e geração de resultados;
  3. Apresentar várias ferramentas de consultoria dentro de uma empresa; e
  4. Disponibilizar aos participantes um arcabouço teórico e prático sobre os trabalhos de consultoria empresarial.

Conteúdo Programático

  • Atividade de consultoria: Tendências, tipos e ética;
  • Fundamentos da consultoria e do consultor empresarial;
  • Diferenças entre consultoria x assessoria x auditoria;
  • Mercado de consultoria empresarial;
  • Perfil do consultor: Ética, comportamento, estilo, carreira, habilidades, formação acadêmica, marketing pessoal e rede de relacionamentos;
  • Papel do consultor nas empresas;
  • Planejamento de carreira do consultor;
  • As ferramentas de consultoria empresarial;
  • Modelo de proposta e contratos de consultoria;
  • Projeto de consultoria: Contrato de exclusividade, cronograma de trabalho, plano de ação, equipe, metodologia, indicadores de desempenho, acompanhamento do cliente, relatórios de atividades e encerramento dos trabalhos.

 

Conteúdos Extras

O curso trará uma visão geral de conceitos e etapas sobre:

  • Diagnóstico, Prognóstico e Recomendações Empresariais;
  • Planejamento Estratégico de Negócios; e
  • Governança Corporativa, Compliance e Riscos.

Currículo dos Instrutores

WANDERLEY DADALTO – Consultor Empresarial, desde 1992, CRC-ES 12.461/O-0 e CRA-ES 28.938, atua em pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos; especialista em elaboração de Projetos Econômicos, Gestão Estratégica, Diagnóstico, Prognóstico e Recomendações Empresariais Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Avaliação de Empresas (Valuation), Mentoria Empresarial, Governança Corporativa em Empresas Familiares, Formatação de Negócios no modelo de Franquia e expertise de varejo e mercado de consumo – físico e digital.

Formação Acadêmica: Mestrado em Administração de Empresas, PÓS-MBA em Inteligência Empresarial, MBA em Gestão de Negócios, MBA em Varejo Físico e Online, MBA em Varejo e Mercado de Consumo, MBA em Governança Corporativa e Gestão Estratégica, MBA em Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Empresarial, Bacharel em Ciências Contábeis, Tecnólogo em Processos Gerenciais.

Membro: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; IBEF-ES – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças; IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo

 

FILIPE VILELA – Consultor empresarial, desde 2013, com atuação em empresas de diversos portes e segmentos. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, com MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela FUCAPE Business School, MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e Consultor Organizacional pela FGV. Especialista em análises empresariais, identificação de oportunidades e desenvolvimento de estratégias com foco em melhoria de resultados. Atuação na unidade de Consultoria e Projetos Econômicos nas áreas de Diagnóstico, Prognóstico e Recomendações Empresariais, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Varejo e Mercado de Consumo, Planejamento Comercial, Avaliação de Empresas, Governança Corporativa  em Empresas Familiares, Projetos Econômicos, Financeiros e Orçamentários e Planos de Negócios.

Certificação

O curso não terá prova, mas para receber o certificado de conclusão o participante deverá ter frequência de 75% das aulas.

Sorteio

2 livros durante a realização do curso.