Objetivos

O curso propõe-se a evidenciar a relevância do planejamento estratégico como ferramenta administrativa, e habilitar o participante a entender e desenvolver as diferentes etapas que compreendem um planejamento estratégico de uma organização, definição desde a construção dos direcionadores estratégicos até o desenho do mapa estratégico sob suas perspectivas.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Planejamento Estratégico

  • Tópico 1 – Pensamento estratégico
  • Tópico 2 – Planejamento estratégico: história, evolução e conceito
  • Tópico 3 – A perspectiva sistêmica e o planejamento estratégico
  • Tópico 4 – Planejamento estratégico e participação
  • Tópico 5 – Níveis de planejamento estratégico
  • Tópico 6 – Principais erros na construção do planejamento estratégico

Módulo 2: Modelos Estratégicos

  • Tópico 1 – Modelos Estratégicos
  • Tópico 2 – Posicionamento de mercado: Modelo Real Forte
  • Tópico 3 – Matriz BCG
  • Tópico 4 – Estratégias gerais de Michael Porter

Módulo 3: Etapas do Planejamento Estratégico

  • Tópico 1 – Direcionadores estratégicos: negócio, missão, visão, valores e princípios
  • Tópico 2 – Fatores críticos de sucesso
  • Tópico 3 – Análise SWOT
  • Tópico 4 – Tipos de estratégias: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento
  • Tópico 5 – Diretrizes estratégicas: Pilares
  • Tópico 6 – Objetivos e metas de curto, médio e longo prazos
  • Tópico 7 – Plano de ação: 5W2H
  • Tópico 8 – Plano orçamentário
  • Tópico 9 – Indicadores de desempenho – BSC
  • Tópico 10 – Mapa estratégico: perspectiva de resultados, clientes, processos internos, pessoas e infraestrutura

 

Curso Planejamento Estratégico para Negócios

Curso Planejamento Estratégico para Negócios

Currículo do Instrutor

WANDERLEY DADALTO – Consultor Empresarial, desde 1992, Contabilista (CRC/ES 12.461/O-0), PÓS-MBA em Inteligência Empresarial, MBA em Governança Corporativa e Gestão Estratégica, MBA em Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Empresarial, Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em elaboração de Projetos Econômicos, Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Diagnóstico Empresarial, Avaliação de Empresas, Mentoria Empresarial, Governança Corporativa e Formatação de Negócios no modelo de Franquia. Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e IBEF-ES – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Participa de Conselhos de Administração de empresas industriais, comerciais e de serviços.

Certificação

O curso não terá prova, mas para receber o certificado de conclusão o participante deverá ter frequência de 75% das aulas.

Sorteio

2 livros durante a realização do curso.

Refeições Inclusas

Coffee break e almoço inclusos sem custo adicional.