Processo de se avaliar uma empresa de forma sistematizada, usando modelo quantitativo e metodologia consagrada de mercado. O valor da empresa é igual ao valor presente dos benefícios futuros esperados por ela, a serem gerados pelo negócio já descontando seu risco e considerando todo ecossistema que envolve a empresa.
Apuramos o valor de uma organização comercial, industrial ou de serviços, isoladamente ou em grupo econômico, através da análise de dados quantitativos e qualitativos, compilados em modelos atuais e consolidados. Considera ainda os valores subjetivos que revestem o negócio e os interesses de sócios e investidores em realizar operações de aporte, fusão, incorporação, cisão, aquisição, venda parcial ou total.
Principais Métodos de Avaliação
Considera-se ainda o histórico da organização, os valores subjetivos (marca, clientes, Know How, parcerias, contratos, etc) que revestem o negócio e os interesses de sócios e investidores em realizar operações de aporte, fusão, incorporação, cisão, aquisição, venda parcial ou total.
Método mais utilizado pelos avaliadores de mercado.
Método pouco utilizado.
Não considera a marca, clientes, Know How, parcerias, entre outros bens intangíveis.
Preço de Ações x Número de Ações.
Número X de Faturamento ou Número x EBITDA.
O Valuation é uma ferramenta que permite à gestão guiar seus esforços no sentido de gerar maior valor para seus acionistas/sócios.
Através de sua equipe multidisciplinar, a Real Forte Consultoria oferece esse serviço a seus clientes, realizando um laudo inicial de Valor da Empresa e sugerindo mudanças nas estruturas organizacional, de capital, mix de produtos, investimentos e giro, formação de preço de venda, etc., capazes de aumentar o resultado econômico do negócio.
Em seguida, calcula-se novamente o Valor da Empresa para que se tenha uma medida quantitativa objetiva do impacto dos trabalhos de gestão em aplicar as melhorias sugeridas e assim aumentar o valor da empresa.
Prestamos, também, assessoria na busca de potenciais investidores, na convergência de interesses entre as partes envolvidas, na avaliação de sinergias atuais e futuras, diante de alternativas disponíveis no mercado, dos cenários macroeconômicos considerados e da disposição para a operação.