A metodologia em Plano de Negócios – Business Plan – da Real Forte Consultoria Empresarial tem por finalidade apoiar empresários, executivos e empreendedores na tomada de decisão sobre uma determinada oportunidade de negócio. Esta oportunidade pode ser traduzida: pela criação de um novo negócio, pelo desenvolvimento de um negócio atual, pela aquisição de uma nova empresa, pela inovação tecnológica, ou ainda, para o desenvolvimento de um novo produto.
O Plano de Negócio deve refletir a estratégia competitiva a ser implementada e demonstrar porque a oportunidade (ou o novo negócio) é viável e como ela irá gerar retorno e sustentabilidade para os sócios e investidores do projeto. A avaliação da oportunidade de negócio será feita de acordo com os seguintes passos:
Avaliação da oportunidade de negócio: que hipóteses suportam a decisão de investimento?
A ideia de negócio e os fatores críticos para o sucesso;
A análise do cenário político, econômico, social, tecnológico e legal e seu impacto no negócio;
A análise do potencial de mercado e a identificação dos segmentos de mercado;
A seleção do mercado-alvo e a proposição de valor para os clientes;
A análise dos concorrentes e das forças competitivas;
A definição da estratégia de atuação do empreendimento;
Os diferenciais e as vantagens competitivas do negócio;
O Plano de entrada e desenvolvimento de mercado;
O Plano de marketing e de vendas;
O Plano Operacional e os processos de negócio;
O Plano Financeiro e a avaliação da atratividade e do retorno sobre o investimento;
O Plano de acesso a recursos de investidores ou de instituições financeiras e de fomento e
A definição da estrutura organizacional que executará a estratégia competitiva.